sexta-feira, 15 de junho de 2012

Austrália deve criar maior conjunto de reservas marinhas do planeta

Corais na Austrália | Foto: Reuters

Antecipando sua participação na conferência ambiental Rio+20, a Austrália anunciou que vai criar o maior conjunto de reservas marinhas do planeta.
Os parques nacionais devem cobrir uma área de 3,1 milhões de quilômetros quadrados no oceano, que inclui o Mar de Corais.
O anúncio foi feito pelo ministro do Meio Ambiente da Austrália, Tony Burke, que participará da Rio+20 na próxima semana ao lado da primeira-ministra do país, Julia Gillard.
"É hora de o mundo tomar medidas para a proteção dos nossos oceanos – e a Austrália hoje está tomando a liderança nesse movimento", disse Burke.
O projeto para a reserva, que começou a ser formulado há alguns anos, será implementado depois de um processo de consultas.
No ano passado, o governo australiano já havia anunciado planos para proteger a vida marinha do Mar de Corais, uma área de quase 1 milhão de quilômetros quadrados.

Fauna diversificada

O Mar de Corais tem uma fauna diversificada que inclui tubarões e atuns, além de recifes tropicais e cânions de águas profundas.
Localizado próximo à costa de Queensland, no nordeste da Austrália, o local também abriga os destroços de três navios americanos, que afundaram na batalha do Mar do Corais, em 1942.
O conjunto de reservas ecológicas marinhas também incluirá a Grande Barreira de Corais, classificada como patrimônio da humanidade pela Unesco.
A ideia do governo australiano é aumentar o número de parques nacionais marinhos de 27 para 60.
Ambientalistas, porém, consideram as medidas insuficientes e pedem uma proibição total da pesca comercial no Mar de Corais. Alguns também criticam o fato de que a exploração de petróleo e gás continuará a ser permitida perto de áreas protegidas, especialmente no oeste do país.
A organização Australian Conservation Foundation, por exemplo, lamenta que o plano para a criação das reservas continue a permitir a pesca de atum em áreas protegidas, mas reconhece que trata-se de um grande feito em termos de conservação dos oceanos.
Atualmente, a maior reserva marinha do planeta é a das Ilhas Chagos, no Oceano Índico, criada pela Grã-Bretanha em 2010. No total, essa reserva tem 545 mil quilômetros quadrados.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/06/120614_reserva_australia_ru.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário