terça-feira, 1 de maio de 2012

Curitiba/PR - Ativistas protestam contra uso de pássaro em cena



Noticias - ANIMAIS - BRASIL

28-Mar-2012

Maigue Gueths - Redação Bonde

Protetores independentes de Curitiba e a ONG SOSBicho de Proteção Animal mobilizaram as redes sociais e procuraram as autoridades competentes, nesta terça-feira (27), para impedir que a peça de teatro Julia, que integra a Mostra Oficial do Festival de Teatro de Curitiba, fosse encenada com o uso de um pássaro, como ocorreu no Rio de janeiro, onde a peça já foi encenada.

O movimento de defesa dos animais tomou conhecimento do uso do pássaro na peça teatral por meio de um vídeo postado no Facebook, que mostra uma cena na qual um casal discute enquanto a atriz segura uma gaiola com pássaro dentro. Pelo vídeo é possível ver que o pássaro se debate durante a cena e começa a piar. Em seguida, o ator retira o animal da gaiola com a mão, submetendo-o a outro estresse. As imagens são do espetáculo encenado no Rio de Janeiro.

A mobilização surgiu efeito. Segundo a assessoria de imprensa do Festival de Teatro, a produção do espetáculo decidiu substituir o animal vivo por um pássaro de plástico. A substituição está garantida não apenas para as montagens de Curitiba, que acontecem nos dias 7 e 8 de abril, mas também para os espetáculos futuros independente mente do estado em que ocorrerem.

Em Curitiba, o uso de animais em espetáculos é proibido pela Lei n° 13.558, de 8 de julho de 2010, que dispõe sobre o comércio de animais. Em seu artigo 2, a lei proíbe "a manutenção de animais silvestres, nativos ou exóticos, domésticos ou domesticados, mesmo que para simples exibição, ou como parte de composição de ambiente, nas feiras, exposições e eventos afins que não tenham este fim específico, estando aí compreendidos também eventos de cunho artísticos".

O Movimento SOSBicho entrou com um pedido de intervenção e fiscalização junto à Rede de Proteção e Defesa Animal da Cidade de Curitiba. Segundo o ofício encaminhado à rede, em Curitiba, independentemente de toda a legislação estadual e federal que protege os animais de maus tratos, há ainda leis específicas como a recente e sancionada lei no. 13.908 de 2011, que prevê punicões a quem comete abusos e maus tratos a animais; a lei no. 12.467 de 2007, que poríbe a manutenção, utilização e apresentação de animais em circos e espetáculos assemelhados; e a lei 13.558 de 2010, já citada.


A advogada Danielle Tetu Rodrigues, especializada em Direito Animal, também estava trabalhando para acionar o Ministério Público Estadual para evitar que o animal fosse utilizado em cena.


A ação do movimento em Curitiba lembra a recente mobilização nacional durante a Bienal de São Paulo, em 2010, em protesto contra a obra "Bandeira branca", de Nuno Ramos, que utilizava três urubus vivos.

http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-3--1350-20120328


______________________________________________________________________


Um comentário:

  1. São uns FDPs!!! Precisava haver um protesto para eles verem que estavam estressando o animal????
    Gente hipócrita... temos é que boicotar essa peça!!!!

    ResponderExcluir