terça-feira, 13 de novembro de 2012

Cinco animais do Brasil estão entre os mais ameaçados do mundo: veja quais são eles


Problema nacional

Cinco animais do Brasil estão entre os mais ameaçados do mundo



13 de novembro de 2012 às 8:00


Imagem do muriqui-do-norte, primata que vive no Brasil e que foi incluído na lista dos animais que correm risco de desaparecer. (Foto: Divulgação/Sociedade Zoológica de Londres)
Cinco espécies brasileiras de animais estão entre as cem mais ameaçadas de extinção no planeta, de acordo com uma lista publicada nesta terça-feira, 11, pela Sociedade Zoológica de Londres.
As espécies brasileiras citadas no livro “Valiosos ou Sem Valor” (numa tradução livre), lançado no Congresso Mundial da Natureza, na Coreia do Sul, incluem o macaco muriqui-do-norte (Brachyteles Hypoxanthus), o pássaro soldadinho-do-Araripe (Antilophia bokermanni), duas borboletas (Actinote zikani e Parides burchellanu) e uma espécie de preá (Cavia intermedi).


Exemplar macho de soldadinho-do-Araripe, espécie existente apenas no Ceará e que corre o risco de desaparecer (Foto: Divulgação/Ciro Albano)
É a primeira vez que mais de 8 mil cientistas reúnem-se para avaliar os animais, plantas e fungos mais ameaçados ao redor do globo. A lista contém espécies encontradas em 48 países diferentes. “Todas as espécies listadas são únicas e insubstituíveis. Se elas desaparecerem, não haverá dinheiro que as traga de volta”, disse Ellen Butcher, da Sociedade Zoológica de Londres, co-autora do relatório (confira o documento completo, em inglês).
“No entanto, se tomarmos ações imediatas, podemos dar a elas chances de lutar pela sobrevivência. Mas isso requer que a sociedade apoie a posição moral e ética de que todas as espécies têm direito de existir.”
Um dos destaques da lista é o muriqui-do-norte, maior macaco das Américas, só encontrado na Mata Atlântica, no Sudeste do país. A população é calculada em menos de mil macacos, principalmente em algumas dezenas de reservas privadas e do governo.
“O desmatamento em larga escala e um passado de corte seletivo de madeira reduziu o ecossistema único do muriqui-do-norte para uma fração de sua extensão original, e as pressões de caça também afetaram as populações locais”, disse o relatório.
A publicação cita também o soldadinho-do-araripe, ave de cerca de 14 centímetros que vive apenas na Chapada do Araripe, no Ceará. A população é calculada em 779 indivíduos. O relatório afirma que a principal ameaça é a “destruição do hábitat devido à expansão da agricultura, unidades de recreação e parques aquáticos.”
O preá Cavia intermedia, que existe apenas nas Ilhas Moleques do Sul, em Santa Catarina, tem população de apenas 40 a 60 indivíduos, segundo a instituição baseada em Londres, que sugere que haja mais fiscalização ao parque estadual onde estão as ilhas, além de regulamentação do acesso à área.



Da esquerda para a direita: preá ‘Cavia intermedia’, além das borboletas ‘Actinote zikani’ e ‘Parides burchellanus’. (Foto: Divulgação/Sociedade Zoológica de Londres)
A lista de 100 espécies mais ameaçadas inclui ainda a borboleta Actinote zikani, que vive na Serra do Mar, perto de São Paulo, e a Parides burchellanus, com uma população de menos de 100 indivíduos no Cerrado brasileiro.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário