sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Mostra Internacional de Cinema pelos Animais - 2012 lota Cinemateca em Curitiba

Sala lotada marca início da Mostra Animal

A Sociedade Vegetariana Brasileira em Curitiba está de parabéns pelo evento que promoveu em Curitiba nos dias 115 e 15 e novembro: II Mostra Animal - Mostra Internacional de Cinema pelos Animais.
Como já diz o nome, filmes do mundo todo foram exibidos neste dois dias, onde ativistas de várias parte puderam se encontrar e fortalecer suas convicções éticas e morais a respeito de sua relação com os animais e com o Planeta. Não menos importante, fortalecidos laços de a amizade, companheirismo e solidariedade entre seres humanos que decidiram trazer a causa da defesa dos animais para o seu cotidiano, para as suas vidas.
Também puderam refletir sobre os males que a alimentação baseada em produtos de origem animal provocam à saúde humana.
Muita informação, muitos diálogos e sobretudo, muito filme bom fez parte do banquete servido, temperado de cenas fortes  e chocantes, mas também de voas experiências e de vidas exemplares de pessoas dedicadas à libertação dos animais do jugo humano.
Bons livros, comida e outros produtos livres do sofrimento animal - vegana, e materiais de divulgação,  estavam à disposição dos participantes. Isto nos fortalece em nossas coerências.

Filósofa Sônia Felipe e a Educadora Ambiental Laelia Tonhozi (do SOSBICHO)

A filósofa Sônia Felipe lançou em Curitiba seu livro Galactolatria e estabeleceu um bom diálogo com os participantes.
Curso de Vídeo Ambiental foi ministrado pelo Educador Ambiental Claudio Azevedo.
Entre os filmes apresentados, merecem destaque pela mensagem e processo de elaboração: A Galinha que burlou o sistema; Quanto custa ?; Jills Film; Tegan The Vegan; Making the Connection , Paredes de Vidro; A Engrenagem e Vegucated.
Como filmes  com em linguagem experimental, destacamos Dev(e)ir Livre e Involução.
Para conhecermos realidades brasileiras: A Questão Animal (muito bom como experiência em política pública em proteção e defesa dos animais em Florianópolis); o singelo Porco Amor e Sons da Vida.
Ah, Libertas é muito bom também.
Impagável: Dança do Tempo.
Gente: só vendo !
Muito deste filmes podem ser acessados pelos sites que das organizações e autores. E muitos são disponibilizados publicamente.
A Mostra Animal não tem caráter competitivo. No entanto, a plateia dá seu parecer dentro de critério  bem criativos, entre: bom, muito bom e animal.
Logo divulgaremos os resultados.
Por enquanto, ainda processando e digerindo, tanto os filmes, como as comidinhas deliciosas. E cada vez mais convictos que está em nossas mãos a mudança da forma como nos relacionamos com nosso Planeta, com os animais não humanos e com as nossas escolhas de estilos de vida. E bem certos de que é nossa a tarefa de passar a mensagem ética de respeito à vida em todas as oportunidades em que isto seja possível.

Katia Winter, Laelia Tonhozi e companheiros ativistas de Maringá










Nenhum comentário:

Postar um comentário