sábado, 10 de novembro de 2012

Estudo mostra que aves que vivem nas cidades tem autodefesa alterada


Pássaros que vivem em cidades modificam comportamento de defesa


07 de novembro de 2012 às 10:00

O estorninho foi um dos pássaros estudados (Foto: Daniel Plazanet)
Os pássaros que habitam as cidades modificam, progressivamente, o seu comportamento de defesa face aos predadores. Esta é conclusão de um estudo, agora publicado na “Animal Behaviour”, que envolveu a análise do comportamento de 1132 indivíduos de 15 espécies de aves de diferentes zonas rurais e urbanas.
Quando capturadas, “as aves da cidade são menos agressivas, produzem gritos de alarme mais frequentemente, ficam mais paralisadas em frente a um predador e perdem mais facilmente as penas” do que as suas congêneres que vivem no campo, explica Juan Diego Ibáñez-Álamo, investigador da Universidade de Granada (Espanha), e autor deste estudo, juntamente com Anders Pape Møller (França).
As aves da cidade alteraram a sua conduta para se adaptarem às ameaças com que se deparam nas cidades, como os gatos domésticos, os seus principais predadores nas zonas urbanas.
A diferença entre as aves urbanas e rurais da mesma espécie vai crescendo com o tempo. As estratégias das aves da cidade, que vão aumentando em todo o mundo, evoluem progressivamente.
A análise deste comportamento é essencial para se perceber a adaptação destas aves a um meio que se torna cada vez mais familiar para elas. A criação de tácticas para fazer frente aos seus predadores é crucial para que os pássaros se consigam adaptar.
“Os pássaros têm de modificar o seu comportamento para poderem sobreviver nas cidades, senão podiam extinguir-se devido ao crescimento urbano”, refere ainda Ibáñez-Álamo.
Fonte: Ciência Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário