domingo, 25 de novembro de 2012

Espaços Educadores Sustentáveis: educadoras do SOSBICHO em capacitação de professores

Educadora Rachel Trajber


Educadoras Ambientais Isabel C. Carrilho e Laelia Tonhozi
No dia 23 de novembro, as educadoras ambientais Laelia Tonhozi e Isabel Christina Carrilho, do corpo de membros do Movimento SOSBICHO, participaram de evento de capacitação de professores promovido pelo Instituto Estre, que teve como tema Espaço Educadores Sustentáveis: reflexões e práticas em educação ambiental na contemporaneidade, e como palestrante a Doutora em Antropologia e especialista em Sustentabilidade Rachel Trajber.
O conceito de Espaços Educadores Sustentáveis, parte da premissa de que é necessário viver a “sustentabilidade” dentro dos espaços educadores, nisto compreendendo que as práticas diárias e cotidianas das escolas devem espelhar este modelo de construção social e de vivência.
Pressupõe que é necessária a readequação dos espaços escolares em espaços sustentáveis, seja do ponto de vista de seus gastos energéticos, seja do ponto de vista de seus modelos de consumo, seja na construção de currículo que integre a educação integral de forma  holística, seja na gestão participa. Pressupões também boas relações com a comunidade, em vistas a diluir as fronteiras entre o ensino formal e o não-formal.
Assim, para se falar em sustentabilidade, é necessário que a escola, professores e suas atitudes e finalidades, sejam sustentáveis.
Para que tal aconteça é necessário sim que mudemos nossas realidades, as quais nem sempre propõem atitudes sustentáveis. É necessário o exercício da cidadania e que os educadores pratiquem a reflexão sobre si mesmos e suas práticas, não sucumbindo à impotência que as dificuldades do dia a dia possam impor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário