quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Substância do "chumbinho" usado para envenenar animais sai do mercado !

Substância do raticida 'chumbinho' sai do mercado 05/11/2012 - 16h17 | da Folha.com

JOHANNA NUBLAT DE BRASÍLIA O aldicarbe, agrotóxico usado irregularmente como o raticida "chumbinho", não tem mais registro válido junto ao governo federal e, assim, não pode estar disponível no mercado. Em outubro deste ano, a pedido da única empresa que ainda tinha autorização para comercializar o agrotóxico, o Ministério da Agricultura cancelou o registro que permitia sua comercialização. Meses antes, em junho, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já tinha proibido a produção de substâncias com o aldicarbe e previsto uma retirada programada do mercado. Segundo a Anvisa, o ingrediente foi retirado de circulação pela "alta incidência de intoxicações humanas e de envenenamento de animais, devido ao desvio de uso do referido agrotóxico". Até então, o aldicarbe tinha venda restrita a agricultores cadastrados nos Estados da Bahia, de Minas Gerais e de São Paulo. O agrotóxico era indicado para culturas de batata, café, plantas cítricas e cana-de-açúcar. Acabava, porém, tendo uso desviado para servir de veneno para rato em casas. 

Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2012/11/05/substancia-do-raticida-chumbinho-sai-do-mercado.jhtm


Segurança para os nossos companheiros de Planeta !

Lembramos que o chumbinho tem sido utilizado para envenenar animais, tendo sido este processo um método de controle populacional já usado em quase todas as cidades brasileira. A conhecida "bolinha", tão presente em nossas infâncias.
Hoje, ainda é possível encontrar esta substância em pequenas lojas agropecuárias, longe do alcance dos olhos e da vigilância sanitária. E da polícia !
Nossa esperança é de que daqui para a frente não tenhamos mais notícias de  cães, gatos e outros animais sendo envenenados.
Envenenamento de animais é crime ambiental previsto pela Lei 9605/1998 - Leis dos Crimes Ambietais, art. 32.

Nenhum comentário:

Postar um comentário