terça-feira, 20 de novembro de 2012

Políticas públicas para o controle ético dos cães e gatos é aprovado em primeira votação do Paraná



Terça-feira, 20/11/2012
Anderson Gonçalves e Diego Antonelli
Anderson Gonçalves e Diego Antonelli  / Proposta prevê regras para a esterilização dos bichos e ações contra o abandonoProposta prevê regras para a esterilização dos bichos e ações contra o abandono
LEGISLAÇÃO

Políticas para animais de rua

Assembleia Legislativa aprovou ontem em primeira votação projeto que proíbe o extermínio de cães e gatos e estabelece medidas de controle dessa população
57
Publicado em 20/11/2012 | ANDERSON GONÇALVES E DIEGO ANTONELLI
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou ontem, em primeira votação, um projeto de lei que estabelece políticas públicas para controle populacional de cães e gatos em todo o estado. Dentre as medidas estão ações preventivas contra o abandono de animais, regras para a esterilização dos bichos e a proibição do extermínio. A segunda votação da proposta, de autoria do deputado estadual Luiz Eduardo Cheida, deve ocorrer hoje.
Normas
Eutanásia é permitida em casos excepcionais
De acordo com o veterinário Alexander Biondo, a eutanásia já é crime ambiental. “Mas há casos em que é permitida, como quando o animal constitui ameaça à saúde pública.” Segundo o Conselho Federal de Veterinária, ela também é possível se o bem-estar do animal estiver comprometido, se ele representar risco ao meio ambiente, ou se for objeto de atividades científicas. A Assembleia votará hoje uma emenda substitutiva ao projeto de lei do deputado Eduardo Cheida que autoriza a eutanásia de animais caso os proprietários não os procurem em um prazo de três meses.
Polêmica
Você é a favor ou contra a eutanásia de animais abandonados?
Deixe seu comentário no formulário abaixo ou escreva para leitor@gazetadopovo.com.br
Os comentários selecionados serão publicados na Coluna do Leitor.
A Lei Federal de Crimes Ambientais já considera crime em todo o território nacional, desde 1998, praticar maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena varia de três meses a um ano de detenção. Em caso de morte, a pena é aumentada de um sexto a um terço. No projeto de lei estadual, fica vedado o extermínio de cães e gatos para fins de controle da população de animais.
A proposta também fixa novas regras para a esterilização dos bichos abandonados. “Visamos a uma castração responsável dos animais que estão na rua para que eles não aumentem sua prole”, afirma Cheida. O bicho que não apresentar um responsável único e definido, mas tiver laços de dependência com uma comunidade, será recolhido, esterilizado, registrado e devolvido ao local de origem. Os animais que estiverem abandonados poderão ser recolhidos pelo órgão municipal e colocados para adoção.
O projeto também visa a estimular campanhas de conscientização para que os proprietários não abandonem os animais. Conforme o projeto, será realizada a identificação e o registro dos proprietários de cachorros e gatos. Essas informações serão incluídas em um banco de dados do órgão municipal responsável pelo setor. A fiscalização da lei ficará a cargo do órgão ambiental dos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário