terça-feira, 2 de outubro de 2012

Candidato a Prefeito de Curitiba desagrada o segmento da defesa dos animais.



ao candidato ratinho e a seu vice:

A notícia  abaixo, divulgada na Gazeta de do povo de 01.10.2012, surpreende o segmento da defesa dos animais de curitiba, que construiu coletivamente uma plataforma mínima de defesa dois animais de curitiba, a qual contou com a adesão de vários candidatos, inclusive do vice ricardo mesquita.

ESTA PLATAFORMA TEM SIDO DIVULGADA E OS CANDIDATOS QUE A ACATARAM, EM TODO OU EM PARTE, OU QUE ESTIVERAM PARTICIPANDO DOS DEBATES PROMOVIDOS PELO SEGMENTO E UFPR, TÊM SIDO APOIADOS PELOS DEFENSORES DOS ANIMAIS, AMBIENTALISTAS, EDUCADORES AMBIENTAIS, ETC.

CAUSOU-NOS ESTRANHEZA ESTA NOTÍCIA QUE ESTA SENDO DIVULGADA NO DIA DE HOJE, SOBRE A PRETENSÃO dO CANDIDATO RATINHO,  DE RESGATAr A PRÁTICA DO USO DE ANIMAIS PARA RODEIOS EM NOSSO MUNICÍPIO.

QUEREMOS LEMBRAR QUE DESDE O ANO DE 2007,    ESTÁ PROIBIDA  NO MUNICÍPIO DE CURITIBA , PELA LEI MUNICIPAL 12467, DE 25.10.2007, A APRESENTAÇÃO, UTILIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DE ANIMAIS COM A FINALIDADE DE ENTRETENIMENTO.

TEM SIDO PROVADO, E ESTE É O MOTIVO PELO QUAL OS ANIMAIS TÊM SIDO PROTEGIDOS POR LEIS MUNICIPAIS, ESTADUAIS E FEDERAIS, QUE A UTILIZAÇÃO dE ANIMAIS EM ESPETÁCULOS, SOBRETUDO AQUELES QUE SÃO DENOMINADOS DE RODEIOS, QUE ESTAS ATIVIDADES SÃO GERADORAS DE CRIMES AMBIENTAIS PREVISTOS PELA LEI 9.605/1998.

SABEMOS TAMBÉM, QUE HÁ ENTRE OS CANDIDATOS A VEREADOR DA COLIGAÇÃO DO CANDIDATO RATINHO, AMBIENTALISTAS E DEFENSORES DE ANIMAIS, DE FORMA QUE A MANIFESTAÇÃO DO REFERIDO CANDIDATO, É INCOERENTE COM O PERFIL QUE SE VEM CONSTRUINDO.

CONHECEMOS o vice à prefeitura ricardo mesquita - companheiro  NA AGENDA 21 PARANÁ  e outros coletivos e SABEMOS QUE se trata de PESSOA QUE TEM O MAIOR RESPEITO PELA VIDA DE TODOS.
ESTUDOS TÊM DEMONSTRADO QUE A VIOLÊNCIA COMETIDA CONTRA UM HUMANO, TEM SIDO PRECEDIDO DE VIOLÊNCIAS PRATICADAS CONTRA ANIMAIS.
ASSIM, SE EDUCAMOS PESSOAS PARA A BANALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA, ESTA VIOLÊNCIA ESTARÁ PRESENTE EM TODAS AS SUAS RELAÇÕES.

AS VIOLÊNCIAS CONTRA OS ANIMAIS, TÊM SIDO TAMBÉM ASSOCIADAS À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E ESTÁ ENTRE AS CANDIDATAS MAIS COTADAS PARA SE ELEGEREM NESTAS ELEIÇÕES, UMA GRANDE FEMINISTA -  QUE COM CERTEZA TAMBÉM SE SENTIRÁ INCOMODADA COM A DEFESA DO USO DE ANIMAIS PARA ENTRETENIMENTO E CONTRAPOSIÇÃO A LEI MUNICIPAL QUE A PROÍBE.

ASSIM, QUEREMOS CONVIR QUE SERIA DE INTERESSE DESTA COLIGAÇÃO A REVISÃO DESTE ANÚNCIO QUE VEM DA GAZETA DO POVO DO DIA 01.10.2012, DE FORMA QUE PUDÉSSEMOS melhor avaliar as nossas escolhas.

ESTAREMOS SEMPRE DEFENDENDO O RESPEITO A TODAS AS FORMAS DE VIDA E O CUMPRIMENTO DAS LEIS.
estaremos sempre recomendando a todos que não votem em quem não tem compreensão do que seja o respeito a todas as formas de vida e que afrontam leis vigentes, construídas com base na ética e pela árdua defesa dos defensores dos animais.

 PEDINDO ESPECIAL REFLEXÃO E RETRATAÇÃO, AGRADECEMOS.


MOVIMENTO SOSBICHO DE PROTEÇÃO ANIMAL


Movimento Sos Bicho26 de Setembro de 2012 14:10
PROPOSTAS PARA UMA PLATAFORMA MÍNIMA DE DEFESA DOS DIREITOS DOS ANIMAIS DE CURITIBA

Eleições Municipais 2012

As entidades e movimentos de defesa dos animais de Curitiba apresentam suaplataforma mínima para a defesa e proteção aos animais, propondo políticas públicas efetivas de forma a evitar abandonos, crueldades, maus-tratos, doenças, acidentes, mordeduras, descontrole populacional, o desrespeito, a falta de orçamentos e de estrutura administrativa e enfim, para que possamos nos transformar numa sociedade que prima pelo respeito aos animais e que atenda todos os princípios humanitários, éticos, morais e de prevenção de saúde pública, com eficiência e bom uso do dinheiro público.


Assim, propomos:

1- Implantação imediata de política pública de controle ético de populações de animais urbanos, através de programas permanentes, massivos, gratuitos, universalistas e continuados de castração (esterilização cirúrgica) de cães e gatos.

2- Implantação de Política Pública de Educação para o respeito à vida de todos os seres, incluindo a Guarda Responsável de Animais, ao consumo ético e práticas sustentáveis, o fomento à substituição do uso de animais em atividades didáticas e pesquisas científicas, tanto no âmbito da educação formal, como inserido em todos os níveis e possibilidades educativas da sociedade.

3- Educação da população sobre as consequências para o meio ambiente, para os animais e para a saúde das pessoas, da alimentação baseada em produtos de origem animal; ações concretas como a disponibilização de refeições vegetarianas (100% vegetais) em restaurantes populares.

4- Respeito aos Animais Comunitários, criando-se condições de convívio equilibrado e respeitoso, com base no princípio da tolerância.

5- Incremento do programa municipal de registro geral de animais, para estimular aresponsabilidade e propiciar o levantamento da população animal de cães, gatos e cavalos nas áreas urbanas e garantia legal através de lei, de forma a tornar obrigatório o registro e de convencer a população e ter credibilidade quanto à sua eficácia.

6- Controle e restrição do comércio e ação inclemente sobre criadouros clandestinos de animais (no território do Município de Curitiba a criação comercial de animais é proibida), com o estímulo à adoção responsável, de forma a evitar o abandono, o crescimento populacional desordenado, o tráfico de animais e desestimular a adoção de animais exóticos. No caso de comercialização, os cães e gatos deverão ser castrados antes do ato de comércio.

7- Atendimento de animais em situação de risco e maus tratos, através de Centros de Atendimento a Animais, Hospitais Veterinários e outros. Locais para recuperação de animais doentes ou em pós-operatório, em preparação para adoção. Incluem-se em situação de risco os animais vítimas de abandono e resgatados pela Prefeitura de Curitiba.

8- Proibição do uso de animais para tração em todo o território do Município de Curitiba.

9- Cumprimento do disposto na Lei 16.101, de 06 de maio de 2009, que “Veda, no Estado do Paraná, a prestação de serviços de vigilância por cães de guarda com fins lucrativos no âmbito do Estado do Paraná.”

10- Adoção de medidas de preservação de espécies nativas, silvestres, sinantrópicas e exóticas, pautadas na recusa ao extermínio, privilegiando-se o manejo adequado dos espécimes. Adoção de medidas, programas e ações que protejam os biomas naturais, habitat das inúmeras espécies da nossa fauna nativa, evitando o corte de árvores que acolham e sirvam de alimentos a aves, pequenos roedores, entre outros. Incentivos para a preservação de áreas verdes; fortalecimento das reservas naturais particulares; implantação de corredores de biodiversidade no Município ligando os diversos parques municipais e as reservas particulares e incentivo à adoção dos mesmos princípios na Região Metropolitana de Curitiba. E por fim a adoção de meios de proteção de todos os corpos hídricos (nascentes, rios, lagos, lagoas, etc.) e recuperação dos mesmos.
11- Atuação eficaz e precisa da Fiscalização Municipal para o cumprimento das legislações vigentes de proteção e defesa dos animais, que atue de forma educativa, preventiva e punitiva.

12- Que se transforme o Município de Curitiba em “território não-eutanásico”, com o fim de se fazerem cessar as mortes de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses e Vetores, buscando alternativas éticas para a manutenção da vida dos cães considerados não-socializáveis ou não passíveis de adoção pela Comunidade.

13 - Reestruturação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente com a criação de uma Diretoria de Defesa dos Direitos Animais, com orçamento próprio.

14 - Criação do Fundo Municipal de Defesa Animal, formado por incentivos fiscais (renúncias fiscais), pelas multas pela aplicação das leis municipais que fazem aprevenção e ou punam maus tratos; por outras composições a definir.

15 - Transparência e melhoria de acesso para a população às informações relativas às políticas planejadas e adotadas referente à Rede de Defesa e Proteção Animal, além do acatamento das decisões tomadas no âmbito do Conselho Municipal de Proteção aos Animais – COMUPA.

16 - Implantação de atendimento à população nos pedidos de socorro aos animais em situação de risco e abandono ( valendo para cães, gatos, cavalos e outros animais).

17 – Políticas e proteção e defesa dos animais com bases e ações conjuntas com os municípios da Região Metropolitana de Curitiba.



Assinam o presente documento:

Adoção Curitiba
Associação Ambientalista Ecoforça
Associação do Amigo Animal
Associação Vida Animal – AVAN
Beco da Esperança
Gatos Mil
Movimento SOSBICHO de Proteção Animal
Onca Defesa Animal
Pense Bicho – Projetos Urbanos de Interação Homem Animal
Projeto Focinhos – Associação e Proteção aos Animais
Quatro Patas – Grupo de Proteção Animal
Sociedade Vegetariana Brasileira – Seção Curitiba
Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba - SPAC
Viralatas Controle e Proteção Animal
Protetores e Ativistas Independentes e incontáveis adesões pelas redes sociais

CURITIBA

Candidatos usam reta final para ir aos bairros


01/10/2012 | 00:15 | DA REDAÇÃO

Os principais candidatos à prefeitura de Curitiba aproveitaram o último fim de semana antes da votação do primeiro turno para entrar em contato com a população. Carreatas e passeios pelos bairros marcaram a programação de Luciano Ducci (PSB)Ratinho Jr. (PSC)Gustavo Fruet (PDT) eRafael Greca (PMDB). A ideia é conquistar os últimos indecisos. Para isso, os candidatos também circularam em companhia de seus principais puxadores de votos e até se vestiram a caráter, como foi o caso de Ratinho Jr. Nesta semana, os candidatos têm até quarta-feira para fazer propaganda no rádio e na televisão e participarão de dois debates. O primeiro ocorre hoje, a partir de 23h15, na RICTV. O debate final será na quinta-feira, às 23 horas, na RPCTV. Os dois terão acompanhamento em tempo real aqui no site da Gazeta do Povo.

Na boleia com Beto
Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo
O prefeito e candidato à reeleição Luciano Ducci (PSB) usou o sábado para fazer uma carreata pelas ruas de Curitiba ao lado de seu padrinho político, o governador Beto Richa (PSDB), e do candidato a vice, Rubens Bueno (PPS). A estimativa é de que mais de cem veículos tenham seguido Ducci e Richa agitando bandeiras, buzinando e tocando jingles de campanha. Saindo do Xaxim a comitiva passou pelo Boqueirão, Uberaba, Cajuru e Bairro Alto, se estendendo até o início da tarde. Ao longo do trajeto o candidato acenava para a população, recebia cumprimentos e posava para fotos. À sua frente, um carro de som ocupado por meninas distribuindo acenos e simpatia anunciava algumas das realizações da atual administração, conforme o local de passagem. Cabos eleitorais também foram posicionados ao longo do percurso, a fim de esquentar a recepção ao grupo. Por conta das atribuições de prefeito, que limitam a agenda de campanha durante o dia, Ducci diz que não pretende alterar o ritmo das atividades. Nesta semana ele deverá participar de reuniões no horário de almoço e no período noturno, além de comparecer aos últimos debates televisivos do primeiro turno. No domingo, deixou de lado o corpo a corpo e preferiu se dedicar à gravação dos últimos programas que irão ao ar no horário eleitoral.

Gleisi apareceu
Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo
A ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, participou ontem da campanha de Gustavo Fruet (PDT). Os dois passearam pela feira na Praça 29 de Março, no bairro das Mercês, durante o período da manhã. Essa foi apenas a terceira vez que a ministra, principal avalista da coligação de Fruet com o PT, junto com o marido, o também ministro Paulo Bernardo, apareceu em Curitiba durante a campanha. Em seguida, Fruet partiu para uma carreata com saída do Uberaba rumo aos bairros da região Sul de Curitiba. O pedetista afirmou que continuará com tom mais crítico nesta reta final. “Manterei uma postura crítica, mostrando que essa é uma eleição de mudança”, disse. Nos últimos programas eleitorais na tevê e no rádio, Fruet tem se dedicado a mostrar compromissos de campanha que o prefeito Luciano Ducci não teria cumprido. Fruet também destacou que neste fim de semana fez as primeiras carreatas desde o início de sua campanha a prefeito, já que tem apostado principalmente em pedaladas e caminhadas. A agenda do candidato nesta semana deve incluir diversos passeios por bairros da cidade. “Faremos vários eventos simultâneos em diversos lugares da cidade”, afirmou o pedetista.

Distribuindo corações
Foto:Ivonaldo Alexandre / Gazeta do Povo
O candidato à prefeitura de Curitiba pelo PMDB,Rafael Greca, participou de caminhadas em feiras livres, como a do Prado Velho e a do bairro Fazendinha, dando continuidade às visitas e conversas com a população dos bairros, estratégia que tem usado desde o início da campanha. Sem muitas bandeiras e cavaletes espalhados nas ruas, o candidato apostou na distribuição dos “corações” com o número do seu partido e no tradicional corpo a corpo para pedir votos. Segundo Greca, a população foi bem receptiva e isso o aproxima do segundo turno. Para ele as pesquisas não correspondem ao cenário eleitoral da cidade. “O povo da cidade vai votar em mim. Curitiba precisa de um novo olhar de engenharia e eu sou o único engenheiro dessa campanha”, afirmou aos moradores da Fazendinha, onde cantou o hino da cidade junto com as pessoas que passaram pelo local. Greca aproveitou a tarde de sol no domingo para fazer campanha no zoológico da cidade. A agenda do candidato terminou com visita ao bairro Pilarzinho. Ele destacou que está esperançoso para o próximo 7 de outubro e, bem humorado, disse que nessas eleições “vai dar Rafael de novo. Nem gato, nem rato”. No sábado, Greca esteve na Feira do Alto da Glória pela manhã. Sua campanha também realizou uma carreata no bairro Santa Cândida, Fanny e Guaíra, seguindo com reuniões na Linha Verde, encontro com motociclistas na Praça Salete e reunião com famílias italianas do bairro Novo Mundo.

A cavalo no Caiuá
Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo
A manhã do último domingo de campanha do candidato Ratinho Junior (PSC) foi dedicada à preparação do concorrente para os próximos debates na tevê. Na hora do almoço, Ratinho participou, a caráter, de uma cavalgada, partindo do terminal do Caiuá até o Parque dos Tropeiros, no CIC, onde se comprometeu a investir e apoiar os Centros de Tradições Gaúchas da cidade. “O Parque dos Tropeiros está abandonado, não tem estrutura para receber atrações turísticas, como festas da tradição gaúcha e rodeios crioulos que poderiam receber gente de todo Brasil. É possível também usar esse ambiente para fazer um trabalho social com as crianças da comunidade”, disse. Na reta final para as eleições, o candidato pretende investir no contato com a população, com diversas carreatas e caminhadas pelos bairros. “Agora é intensificar a campanha de rua. Estou muito confiante, muito animado, pela maneira que a gente tem sido recebido em toda Curitiba”, ressaltou. Perguntado sobre como ele convenceria um eleitor indeciso a votar nele, Ratinho afirmou que é o único concorrente que não usaria o cargo de prefeito como “alavanca política” para uma possível candidatura em 2014. “Sou o único que tem um projeto de cidade. Quero preparar a cidade para 2020, 2030”, falou. No sábado, ao lado do pai, o apresentador Ratinho, e dos irmãos, Gabriel e Rafael Massa, o candidato também participou de uma carreata do Boqueirão até Santa Felicidade.

Colaboraram: Anderson Gonçalves, Isadora Camargo, Katna Baran e Mariana Scoz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário