terça-feira, 16 de outubro de 2012

Circuito São Francisco mostra a essência do bairro durante o dia

CURITIBA08/10/2012

Evento levou centenas de pessoas até o centro histórico e mostrou um lado diferente do bairro

Cena inusitada: cabeleireira Michelle Kelly fez seus penteados na calçada,
                                          ocupando o espaço público (Foto: Laura Beal Bordin)
Cena inusitada: cabeleireira Michelle Kelly fez seus penteados na calçada, ocupando o espaço público (Foto: Laura Beal Bordin)
O tempo ajudou, e o sábado de sol foi agitado no bairro São Francisco, centro histórico de Curitiba. O Circuito São Francisco, evento criado pelos empresários que participam da Rede de Desenvolvimento Local do bairro, levou centenas de pessoas até o centro histórico para aproveitar promoções e atrações. O Circuito começou ainda pela manhã, com contação de histórias, enchendo as lojas de crianças. Uma oficina de sucos naturais também aconteceu na calçada, atraindo a atenção dos que passavam. Foram oficinas de aquarela, aromaterapia, danças ciganas, jogo de xadrez e vitrine na rua.
A empresária da loja Álbum, Gabriela Duarte, acredita que o evento ajudou a unir os lojistas da região e mostrar um outro lado do bairro, que normalmente é visto como um bairro de vida noturna, devido a quantidade de bares. "Quem frequenta a região não consome só cerveja", disse. Para Gabriela, o São Francisco nunca fica preso ao convencional, e tem como característica trazer novas tendências de moda e comportamento para as ruas. "A moda, por exemplo, não é feita para ficar dentro do estabelecimento. Moda na rua também é democracia", afirmou. Ela ainda comentou que o Circuito São Francisco buscou levar às ruas uma forma de lazer que envolve o consumo, mas de forma consciente.  
Enquanto as pessoas passavam e observavam as roupas de brechó penduradas em araras na rua, a cabeleireira Michelle Kelly fazia seus penteados na calçada, ocupando o espaço público. Para Michelle, é isso que precisa ser feito. "Existe um mito de violência no São Francisco - na verdade, não é diferente de nenhum outro bairro da cidade", disse. "Nós precisamos ocupar o espaço público. Normalmente, as pessoas se afastam com medo e isso sim é perigoso", comentava Michelle, enquanto realizava seus tradicionais penteados no estilo Pin-Up na calçada da Rua Trajano Reis. Ela ainda concluiu que o evento foi imprescindível para mostrar tudo o que o bairro tem a oferecer. "Tem muito glamour no São Francisco; isso também reflete na cultura".
Além de contação de histórias (foto), quem passou pelo
                                          bairro participou de oficinas de aquarela, aromaterapia, danças ciganas, jogo de xadrez e vitrine na rua (Foto: Laura
                                          Beal Bordin)
Além de contação de histórias (foto), quem passou pelo bairro participou de oficinas de aquarela, aromaterapia, danças ciganas, jogo de xadrez e vitrine na rua (Foto: Laura Beal Bordin)
Para a turista Luiza Curzel, que mora em Santa Catarina, visitar o São Francisco foi uma experiência bastante agradável. "Andar nesse bairro parece uma viagem no tempo", comentou. Já a moradora do bairro, Juliana Mayumi, achou a iniciativa dos comerciantes bastante interessante. "Precisamos mesmo ocupar as ruas. Um bairro vazio só gera medo", acredita. Juliana já mora no bairro há algum tempo, mas acredita que o Circuito São Francisco tenha sido uma ótima oportunidade para conhecer o que o local onde mora tem para oferecer. "Eu moro aqui e ainda não conheço grande parte dos estabelecimentos. Essa é a oportunidade", disse.
O evento se concentrou na Rua Trajano Reis, mas também esteve presente em outras partes do bairro. O Casarão da União Paranaense dos Estudantes (UPE), também foi um dos locais abertos à visitação durante o Circuito. O Casarão está sendo reaberto aos poucos e está realizando projetos para transformar o local em um centro ligado à cultura e à literatura. Quem coordena esse processo é Jussara Nascimento, uma das parceiras da Rede e do Circuito São Francisco. Para Jussara, o evento foi importante para acelerar parcerias e incentivar o uso do espaço público. "Já estamos há um ano e meio fazendo a revitalização do Casarão, e isso deve acontecer em breve", disse.
O Circuito encerrou por volta das oito da noite, fechando com um grande sorteio de brindes. Para participar da Rede de Desenvolvimento Local do São Francisco, entre em contato com a agente Lorena Negreti, pelo telefone (41) 9965-1660 ou pelo e-mail lorena.negreti@sesipr.org.br.
Por Laura Beal Bordin
Fonte: www.desenvolvimentolocal.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário