segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Proteger a fauna marinha tem a cara do Brasil!




No litoral norte do RS temos diversos pontos turísticos inesquecíveis e pouco conhecidos nos demais estados. Um desses lugares sem dúvida nenhuma é o CECLIMAR (Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos), pertencente a Ufrgs, localizado à beira do Rio Tramandaí, no município de Imbé. Além da paisagem incrível, é um lugar tranquilo e com bastante novidades para serem apresentadas às crianças e até mesmo para os adultos que tem curiosidades sobre a biologia marinha.
Minha paixão por este lugar vem desde minha infância. Nessa época, a uns 20 anos atrás, eu ia ao CECLIMAR para fazer pesquisas na biblioteca pública, que hoje já não está mais lá. Aproveitava para ver os animais, adorava os macacos, que assim como a biblioteca não estão mais lá. Havia um mini-zoo com vários animais, me lembro que havia até uma lontra. Hoje o local está um pouco diferente, disponibiliza aos seus visitantes a observação de animais como tartarugas, cágados, garças, pavão (o meu favorito), entre outras espécies. São animais em reabilitação ou sem condições de voltar ao seu habitat natural, por motivos de saúde ou por que nasceram em cativeiro. Alguns animais da região, como as garças e capivaras, "adotaram" o local como sua casa.
Outro setor do CECLIMAR é o Museu de Ciências Naturais. Podemos observar um acervo paleontológico composto por peças fósseis, algumas réplicas de dinossauros, tudo com painéis explicativos, contando o passado da vida no planeta, em nosso País e, especialmente, no Rio Grande do Sul. Lá podemos encontrar um acervo em zoologia e biologia aquática, constituído principalmente por vertebrados taxidermizados, esqueletos de animais marinhos, invertebrados preservados e aquários marinhos e de água doce, onde pode-se observar uma grande diversidade de peixes e invertebrados. No local também podemos observar diversas espécies de animais de água doce e salgada vivos em aquários como peixe zebra, peixe-palhaço (o Nemo), moreia, lagosta, anêmona-do-mar, arraia, e muitos outros.
É um ótimo programa familiar, além da diversão existe o lado didático, já levei minha filha algumas vezes lá, e ela tem sempre a mesma reação de entusiasmo e empolgação, há sempre algo novo a ser visto. É uma ótima maneira de aproximar as crianças da natureza e mostrar a elas o por que devemos preservá-la. Então, se você for passear pelo litoral gaúcho, venha conhecer este pedacinho do paraíso que é a cara do Brasil. Vale à muito pena conhecer.
Av. Tramandaí n° 976 - Centro - Imbé/RS
Fone/Fax: (51) 3627-1309 / 3627-5384
E-mail: ceclimar@ufrgs.br
Funcionamento do museu:
JANEIRO E FEVEREIRODe terça-feira à domingo: das 15h às 19h
MARÇO À DEZEMBRODe segunda à sexta-feira: das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h
Sábados e Domingos: das 14h30min às 17h30 min
INGRESSOS
R$ 3,00 por pessoa
Isentos: Crianças até 6 anos e adultos acima de 60 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário