segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Petição pela proibição do comércio de animais silvestres



SOBRE A VENDA DE ANIMAIS SILVESTRES

Por Recanto Taliesin

Liberar o comércio de silvestres não é solução para coibir caça para tráfico, apreciação ou acervo. É aumentar a busca pelo produto a ser comercializado direto na fonte, sem custos. Haverá fiscalização? Não. Nunca houve efetivamente para os criadores amadores, comerciais ou conservacionistas, tarefa impossível de ser realizada por falta de investimento governamental, iniciativas outras ou controle de animais de entrada e saída por DNA, o que seria ideal, mas é utopia.

O que está acontecendo a meu ver é uma forma de oferecer anistia a todos os que já possuem animais na ilegalidade por incompetência do órgão administrador de fauna em controlar os abusos e tráfico.

O que sonho? O que espero? É que o Órgão governamental administrador reconheça que vida não se vende. Vida tem o direito de viver e no caso dos selvagens - que depois se tornarão apenas silvestres ou exemplares de fauna domesticada – o direito viver em liberdade.

Dizer que esse processo criará novos empregos, abrirá leque para técnicos recém-formados atuarem, outra forma pouco inteligente de tratar fauna e sua importância na biodiversidade quando em liberdade. Novos empregos serão criados com projetos de preservação, reabilitação e introdução para os que já estão sofrendo o processo de cativeiro ilegal. Com projetos de preservação de nichos, etc. Isso sim é projeto digno de um país em desenvolvimento e que pretende fazer parte no todo global como defensor do meio ambiente.

Aliás, essa petição inteligente vem trazer um pouco de inteligência quando informa seu objetivo para um governo carente de atitudes dignas.

Assina: Mariangela Colombini Braga

http://www.peticao24.com/pela_proibicao_do_comercio_de_animais_silvestres 
 — com Avany de Alencar e outras 11 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário