segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Como não enterrar sua árvore


Efraim Rodrigues

Publicado em 12/10/2012 | EFRAIM@EFRAIM.COM.BR

Espero que você ainda não tenha percebido que os colunistas falam sempre a mesma coisa. O Cony tem as guerras púnicas, o Antonio Prata tem a mulher dele e o Paulo Briguet fala sobre sua universidade. Sonhando em fazer parte desta lista, elegi meu assuntinho: plantar árvores. Continuarei com ele enquanto as pessoas acharem que seu trabalho se limita a dar uma enxadada na terra, enterrar a coitada lá e dar as costas.
No tempo em que se amarrava cachorro com linguiça, bastava escrever um livro, plantar uma árvore e ter um filho. Com a globalização, ficou pouco. O livro tem de vender como o do Paulo Coelho, o filho tem de ter educação bilíngue e a árvore tem de crescer e dar frutos – e aí começa o problema.

Nem olhe para estas mudinhas abandonadas que dão para as crianças em feiras da primavera. A história delas é muito triste, mas dar para elas seu nobre e escasso espaço não irá salvá-las. As mudas que se distribuem a esmo são sempre o resto dos viveiros: doentes e desnutridas.É juízo pessoal, mas não vejo razão para cuidar de uma árvore por anos e não poder colher algo. Os flamboyants e sibipirunas que me desculpem, mas se você vai cuidar de uma árvore por anos, ela precisa produzir algo de útil, porque belas todas as árvores são. Os frutos não irão manchar o carro o ano todo. Sim, os vizinhos (especialmente os pequenos) irão roubar. Faz parte da brincadeira você não deixá-los perceber que plantou exatamente para isso; pareça bem bravo e o sabor daquela fruta vai ser tão maravilhoso que, logo que tiverem tamanho, eles também serão plantadores de árvores.
Um bom começo para esta longa relação é partir dos gostos de ambas as partes. Escolha, entre aqueles frutos de que você gosta, aqueles com condições de crescer em sua região e no local. Abacateiros são grandes árvores. Há mangueiras grandes e pequenas. Não há desculpa para não dar um Google e evitar investir anos em uma barca furada. Para os teimosos, há sempre a alternativa de plantar qualquer coisa e, daqui a dez anos, cortar e plantar outra. Quem sabe daqui a 50 anos você tenha acertado. Talvez.
Se você quer que a sua árvore cresça, abra uma cova onde entre o seu braço (não a sua mão). Quanto pior a terra, maior a cova. Você não precisa abrir a cova de uma vez. Abra em dois ou três dias.
O melhor adubo de todos está no lixo da cozinha. Vá jogando tudo na cova uns dois meses antes e, no plantio, você deve ter um material escuro no fundo esperando a terra e a muda.
Até a próxima coluna sobre plantio de árvores (em breve) !
Fonte: www.gazetadopovo.com.br

Educadora Ambiental Laelia Tonhozi ensinando alunos da Escola Estadual Dona Carola a plantar árvores

Nenhum comentário:

Postar um comentário