quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Experimentação Animal - Métodos Substitutivos

Algumas boas notícias circulam pela midia.
É importante analisar cada frase, cada afirmativa e cada informação.
A notícia abaixo traz boas novas para os animais. Serão menos usados no futuro para a experimentação de cosméticos, medicamentos, etc.
Fala-se de métodos "Alternativos". Preferimos os "substitutivos", pois os alternativos não excluem aqueles que são tradicionalmente usados e que mantém o uso de animais.
Também registra que os testes de medicamentos para o câncer continuarão a serem feitos, o que confirma a perspetctiva "antropocêntrica", visto que é o interesse daquilo que é importante para os humanos que mantém a lógica da perenização do sofrimento dos animais.
O acordo firmado entre Fiocruz e Anvisa não tem data para entrar em vigência, nem há previsão de orçamento do Centro de Validação de Métodos Alternativos.
Demos um passinho. Bem pequeno. Mas já é um passinho.
Cabe a nós, consumidores, cidadãos, gente do bem, fazer a pressão básica para que as coisas venham efetivamente a acontecer. Também nos cabe a recusa de consumo por produtos testados em animais e a divulgação desta idéia.

A Notícia

Testes em animais

Um acordo assinado no dia 13 de setembro entre a Fiocruz e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) poderá diminuir o sofrimento dos animais.
O acordo prevê a criação di Centro de Validação de Métodos Alternativos (Bracvam), que terá como objetivo desenvolver e validar métodos alternativos de experimentação animal. Com isso, produtos como cosméticos não precisarão mais ser testados em bichos para ter sua segurança comprovada. Segundo Isabela Delgado, da Fiocruz, no Brasil existe o processo de desenvolvimento de tecnologias, os grupos que estudam alternativas e a aceitação desses métodos. " O centro vem preencher essa lacuna. De maneira organizada, vamos trabalhar os dados e organizar grupos de pesquisas para que novas metodologias sejam fomentadas e passem a ser métodos oficiais."
Outros produtos, porém, como medicamentos para o câncer, ainda continuam sendo testados em animais. Além disso, o acordo só garante a criação do Centro, sem previsão de orçamento inicial.

2013

Este é o ano limite que a Comissão Europeia estipulou para que empresas de cosméticos localizadas em países da União Europeia deixem de testar em animais. A campanha, que conta com o apoio da atriz Alicia Silverstone, vem sendo promovida pela ONG PMRC (Comitê médicopara a medicina responsável). Para enviar sua carta de apoio (já formulada em inglês), acesse www.tinyurl.com/6bjgjt7

fonte: Revista dos Vegetarianos, ano 5, no. 60, out. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário