terça-feira, 25 de outubro de 2011

A invasão de ecossistemas leva animais a buscarem áreas urbanas: risco !



Com a urbanização avançando em áreas antes ocupadas por várias espécies, embora caracterizadas pelo frágil equilíbrio, têm levado animais  a sairem de seus locais e buscarem áreas menos adequadas à sua sobrevivência.
Estas situações colocam em risco a vida destes animais, que muitas vezes acabam por serem mortos ou feridos por pessoas assustadas, ou policiais mal preparados.
No Paraná temos tido muitas situações de animais fora de seus nichos.
Felizmente, temos tido mais boas notícias do que ruins: a Polícia Militar - através de seus policiais da Força Verde, tem agido de forma adequada, dando exemplo de respeito à fauna silvestre.
Temos também que acatar estas situações como lição: se invadimos ecossistemas, desalojamos animais silvestres e o risco é para todos.

Aí vai a notícia da Gazeta do Povo http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1184580&tit=Onca-aparece-em-area-urbana-de-Tibagi-




Meio ambiente


Onça aparece em área urbana de Tibagi

Publicado em 25/10/2011
Ponta Grossa - Maria Gizele da Silva, da sucursal

Visita inusitada atraiu a atenção de moradores do centro de Tibagi, cidade com 19,3 mil habitantes na região dos Campos Gerais. Uma onça-parda apareceu em uma árvore no quintal do morador João Gilberto Carneiro, a três quadras da prefeitura e próximo à rua que dá acesso à mata ciliar do Rio Tibagi. Segundo moradores, ela pode ter caído no rio e ido parar do outro lado, adentrando à cidade.

Com aproximadamente 1,40 metro da cauda até a cabeça, o animal, cuja idade foi estimada em dois anos de idade, chamou a atenção dos moradores durante horas. O felino ficou acuado na árvore entre as 10h30 da manhã e as 18h50, quando foi retirado por biólogos do consórcio Cruzeiro do Sul, que administra a usina hidrelétrica de Mauá.


O animal foi encaminhado ao centro de animais da Klabin e ficará no local até que seja levado para um espaço definitivo.

Tranquilizantes

A onça – uma fêmea de quase dois anos de idade e com 25 quilos – foi retirada da árvore após ser atingida por pelo menos cinco dardos com sedativos. Ela caiu quase inconsciente em uma rede improvisada pelos homens da Polícia Militar e da Polícia Ambiental de Telêmaco Borba. O animal passaria por exames, apesar de não aparentar estar ferida. Enquanto esteve na árvore, a cerca de cinco metros de altura, permaneceu quieta, sendo observada pelos moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário