terça-feira, 4 de outubro de 2011

Vereador Galdino recomenda dieta vegetariana em restaurantes populares

Diante do crescimento da demanda de vegetarianos e veganos em Curitiba, o vereador Professor Galdino (PSDB) encaminhou, nesta semana, um requerimento à Prefeitura solicitando a inclusão de opções de alimentos ricos em proteínas, que não sejam de origem animal, nos cardápios dos restaurantes populares da cidade. A ideia é atender essa parcela da população e incentivar uma nova prática de alimentação saudável.

De acordo com o vereador, opções como a carne de soja, a PTS (Proteína Texturizada de Soja) e o grão de bico poderiam atender as necessidade protéicas dos usuários dos restaurantes populares sem gerar grandes custos ao município. “Essas opções de alimentos são muito baratas, é mais barato, inclusive, que a carne bovina. Não deixaríamos de atender aqueles que querem comer carne, mas daríamos espaço para os vegetarianos e veganos que, de acordo com o IBOPE, já são 9% da população. Além, é claro, de mostrar para a população que essa opção existe e é bastante saudável e barata”, explicou Galdino.

Segunda a pesquisa da ADA (American Dietetic Association) a adoção de dietas vegetarianas, apropriadamente planejadas, é uma alternativa saudável de alimentação que traz uma série de benefícios à saúde e previne diversos problemas como as complicações cardíacas. A probabilidade de morte por infarto entre os vegetarianos, por exemplo, sofreu redução de até 31% se comparado a não vegetarianos. Da mesma forma, entre os vegetarianos a incidência de doenças como a hipertensão, câncer de próstata, de intestino, osteoporose e problemas como pedras na vesícula são bastante inferiores se comparadas a pessoas que não têm uma dieta livre de carne.

Oséias Filho - Assessoria
3350 4928 - Gabinete Professor Galdino


Prato sorridente, livre do sofrimento animal

Movimento SOSBICHO apoia a recomendação dirigida ao executivo municipal que afeta os restaurantes populares, tal seja, aqueles que servem alimentos subsidiados pelo Estado e administrados pelos poderes municipais.
Temos que trabalhar esta questão a nível federal, uma vez que ssabemos que estes cardápios seguem princípios ortodoxos, que recomendam alimentos de origem animal como única fonte de proteínas.
Nossa recomendação é de que também sejam inseridos nos conteúdos escolares conhecimentos sobre nutrição e que seja adotada a SEGUNDA SEM CARNE nas escolas do Município de Curitiba, que é uma campanha da Sociedade Vegetariana Brasileira. http://www.svb.org.br/


Parabéns ao Vereador Galdino e sua equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário