domingo, 9 de outubro de 2011

Ministério Público pede o fim do uso de cães em pesquisas na Universidade Estadual de Maringá - PR

sábado, 8 de outubro de 2011


Vítimas da ciência e do mercado
MP pede fim do uso de cães beagle na UEM

A Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente de Maringá apresentou, ontem, ação civil pública para suspender a utilização de cães da raça beagle, em experimentos, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Na ação, o Ministério Público (MP) sustenta que os animais são mantidos em condições precárias de higiene no Biotério Central, sendo submetidos a experimentos dolorosos, sem anestesia adequada, pelo curso de Odontologia.

O caso chegou ao conhecimento do MP por meio de abaixo-assinado com cerca de 6 mil assinaturas contrárias aos experimentos. Responsável pela ação, o promotor de Justiça José Lafaieti Barbosa Tourinho diz que os cães são sacrificados com overdose de anestésico - e as carcaças são incineradas. As irregularidades foram confirmadas por laudo do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PR).

O relato de Tourinho, na ação, é chocante. "Os cães estão vulneráveis a condições climáticas (frio) e submetidos a uma superfície imprópria (dura e áspera); há medicamentos vencidos (alguns há quase dez anos), reutilização de agulhas e seringas contaminadas, potencialmente causadoras de abscessos e dor; sofrem intenso estresse, com alterações comportamentais e físicas (...)", descreve o promotor.

Opções

"Existem métodos alternativos,

que não provocam dor,

sofrimento e a morte dos animais"

José Lafaieti Barbosa Tourinho

Promotor

Questionado pela Promotoria de Meio Ambiente, um responsável pelo Departamento de Odontologia da UEM - conforme citado na ação – declara que os cães beagle são utilizados "porque é uma raça cujos tecidos e respostas teciduais são amplamente conhecidos pelos pesquisadores e semelhantes aos dos seres humanos". No entendimento do MP, há métodos alternativos, que não provoquem dor, sofrimento e a morte dos animais.

Por meio de liminar, o MP requer que o Departamento de Odontologia da UEM interrompa imediatamente os experimentos não apenas com os beagles, mas com qualquer outro animal.

A Promotoria, seguindo orientação do CRMV-PR, defende que os cães sejam acolhidos por entidades protetoras dos animais ou "pessoas idôneas que deverão se responsabilizar pela guarda deles".


Apesar de ter tomado ciência da ação em notícias publicadas na internet, a Procuradoria Jurídica da UEM informou, no fim da tarde de ontem, que ainda não havia sido notificada. Antes disso, informou, nenhuma providência será tomada pela instituição. Na tarde de ontem, o promotor Tourinho não foi localizado para comentar a ação.

fonte:
http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/500101/mp-pede-fim-do-uso-de-caes-beagle-na-uem/

Seu belo sorriso pode trazer consigo muito dor !

Nenhum comentário:

Postar um comentário