quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Feiras de Animais são fechadas em Curitiba - Julho de 2011

Estas notícias aparentemente velhas estão sendo publicadas para refrescar nossa memória e para incentivar os ativistas na luta pelos direitos dos animais ! Não dá para desistir ! Nossa força está na nossa união e na nossa voz !


http://g1.globo.com/parana/noticia/2011/07/feira-de-animais-em-shopping-e-fechada-em-curitiba.html

27/07/2011 19h05 - Atualizado em 27/07/2011 19h05


Feira de animais em shopping é fechada em Curitiba

Secretaria de Meio Ambiente identificou maus tratos.

Shopping diz que serviço era terceirizado.


Ariane Ducati e Bibiana Dionísio

Do G1 PR



imprimir

Feira de Animais é fechada em Curitiba

(Foto: Divulgação/ Prefeitura de Curitiba)Uma feira de animais, que funcionava em um shopping de Curitiba, foi fechada por maus tratos e falta de autorização ambiental. A Rede de Proteção e Defesa Animal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, recebeu denúncias e nesta quarta-feira (27) foi ao local e constatou as irregularidades. O evento e o produtor da feira foram notificados.

O coordenador da Rede de Proteção e Defesa Animal, Alfredo Trindade, explicou que os animais estavam próximo ao estacionamento do shopping e que as condições de alimentação e de fornecimento de água não estavam adequadas. Segundo ele, esses fatores somados ao contato frequente com pessoas causam um elevado grau de estrese nos animais, que por não serem domésticos não estão acostumados a convivência com humanos.

Em nota, o estabelecimento afirmou que era um evento terceirizado e que apresentava toda a documentação necessária para funcionamento: a GTA – Guia de Transporte Animal e a licença da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná. O responsável pela empresa que realizava o evento, Dario José Costa, informou que desconhecia a necessidade da licença da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e nunca precisou desse documento nos eventos similares que promoveu em anos anteriores.
Segundo a prefeitura, outro shopping que também realiza feira de animais foi notificado nesta quarta-feira porque os animais ficariam expostos 24 horas por dia. A informação não foi confirmada pelo departamento de marketing do shopping, que afirmou que os animais ficam na feira das 14h às 20h e que depois deste período são levados a um local adequado para passar a noite.

Segundo Trindade, nesta segunda feira as condições eram melhores, mas ainda impróprias. Ele afirmou que nesta quinta-feira (28) a equipe de fiscalização vai voltar ao local porque foi verificado que o shopping não possui autorização do município para realizar a atividade.

Animais eram vítimas de maus tratos e estavam abrigados em locais irregulares


Determinação

Feiras de animais em Curitiba são fechadas por maus-tratos

Órgão constatou irregularidades na manutenção dos animais e documentação inadequada



http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1151576&tit=Feiras-de-animais-em-Curitiba-sao-fechadas-por-maus-tratos

27/07/2011
18:26
Duas feiras de animais foram fechadas em shoppings de Curitiba nesta quarta-feira (27). A Secretaria de Meio Ambiente do município notificou e determinou o cancelamento dos eventos do Shopping Total, no bairro Portão, e do Shopping Cidade, na Vila Hauer. A equipe da Rede de Proteção e Defesa Animal da secretaria constatou irregularidades nas feiras, maus-tratos e falta de autorização ambiental por parte da organização.

Segundo o coordenador da Rede, Alfredo Trindade, constatou-se que o “Sítio do Shopping Total” estava completamente fora do padrão. Segundo Trindade, os animais estavam “indevidamente alojados no estacionamento”. Além disso, não havia licença ambiental por parte da organização. De imediato, os responsáveis foram notificados para cancelarem a exposição e não houve necessidade de aplicação de multa.

Divulgação/Prefeitura de Curitiba
Secretaria Municipal de Meio Ambiente determinou a suspensão das feiras

Em nota oficial, a assessoria de imprensa do Shopping Total informou que o evento era terceirizado. O responsável pela organização, diz a nota, teria toda a documentação necessária, sendo a Guia de Transporte Animal (GTA) e a licença da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná.

O responsável também disse que não teria conhecimento da necessidade da licença da Secretaria de Meio Ambiente de Curitiba e que, em eventos anteriores, não precisou do documento para realizar as feiras.

A equipe da Rede de Proteção e Defesa Animal constatou que a documentação do Shopping Cidade também não estava de acordo com a legislação. Os animais, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, ficavam expostos 24h por dia. Segundo Trindade, a organização do evento já foi informada e nesta quinta-feira (28) deverá receber a decisão oficial do fechamento da feira no local.

A assessoria de imprensa do shopping disse que mantém na "Fazendinha", como é chamado o evento, um veterinário de plantão para cuidar dos animais e que encaminhou toda a documentação para análise da Secretaria do Meio Ambiente. O shopping aguarda uma posição oficial do órgão a respeito dos documentos para então tomar as providências e cumprir as recomendações do órgão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário